QUEM SOMOS

O Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio às Pessoas com Deficiência Visual (CEBRAV) é um serviço público de atendimento integral e gratuito a esse público e de apoio técnico e institucional à sociedade.

O CEBRAV foi formulado e articulado em conjunto, pelo movimento de direitos das pessoas com deficiência visual, a medicina oftalmológica e outros profissionais de diversas áreas, especializados no atendimento ao deficiente visual e constitui unidade operacional da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte/SEDUCE.

Funcionando em local privilegiado e com instalações e atendimento que se equiparam aos melhores serviços do Brasil, o CEBRAV é um instrumento da Administração Estadual/SEDUCE, destinado a responder às demandas do seu público alvo em todo o Estado de Goiás, disponibilizando mais de trinta serviços.

NOSSOS CLIENTES

O público alvo do CEBRAV é constituído por pessoas com deficiência visual e suas famílias; pelos profissionais que atendem direta ou indiretamente a essas pessoas; pelas instituições dos três setores da sociedade, no concernente às ações de atenção às pessoas com deficiência visual; e demais interessados no assunto.

MISSÃO INSTITUCIONAL

O CEBRAV tem como missão institucional, oportunizar atendimento gratuito e de qualidade às pessoas com deficiência visual e suas famílias, nos campos da: Habilitação/reabilitação e apoio à empregabilidade; suplementação didático-pedagógica e suporte à rede de ensino; produção, adaptação e discriminação de materiais em sistemas de escrita e leitura acessíveis; suporte à acessibilidade/ajudas técnicas e capacitação de recursos humanos.

Com vista ao alcance da plena inclusão social do seu público alvo, o CEBRAV constitui também um serviço de assessoramento especializado aos poderes públicos e a todos os setores da sociedade, nos assuntos de natureza técnica e institucional, inerentes às pessoas com deficiência visual.

VISÃO INSTITUCIONAL

O CEBRAV trabalha com o propósito de se constituir num dos mais modernos e completos serviços brasileiro de atendimento às pessoas com deficiência visual e de suporte ao Estado e à sociedade, no desenvolvimento de ações voltadas para a efetiva inclusão social do seu público alvo.

Adotando em todas as suas ações abordagem humana, holística e serviços/atividades integradas e intercomplementadas, o CEBRAV busca contribuir com a formação de cidadãos aptos a participarem da vida sócio-político-cultural como agentes ativos e capazes de transformar a realidade e com a construção/consolidação de relações familiares e sócio culturais fundadas nos valores da igualdade, fraternidade, solidariedade e respeito às diferenças.

FQ22

Figura. Inauguração da Imprensa Braille, no primeiro semestre de 1990. No plano intermediário do lado direito podemos observar o Governador Henrique Santillo, usando calça social e camisa xadrez, ao seu lado a Primeira-dama do Estado e Presidente da Fundação de Promoção Social, Sônia Santillo, vestindo um conjunto escuro de saia e casaco enfeitado com um grande laço branco. Dois homens estão atrás do casal. Do lado esquerdo, uma mulher jovem, com traje social, aciona o teclado de um computador.

FQ3

Figura. Fotos editadas em formato de filme fotográfico analógico. Do lado esquerdo três fotos dispostas em coluna, uma embaixo da outra: no topo da coluna, a professora Milka Severino em pé fala ao microfone, ela está usando um casaco vermelho e uma saia preta. Abaixo, um grupo composto de bailarinas está disposto em círculo, as meninas, apresentando uma idade entre doze a quinze anos seguram faixas coloridas que combinam com seus vestidos em vermelho, amarelo, verde e azul. Na base dessa coluna de fotos, de pé a professora Marisa Eugênia fala ao microfone, ela está usando um vestido branco de mangas, com uma faixa lilás na cintura. Do lado direito, no centro, a placa de inauguração do CEBRAV se destaca com seu prateado, em sua volta, um grupo de cinco pessoas composto por Geralda Lacerda, Marisa Eugênia, Milka Severino batem palmas para selar o momento da inauguração.

fq1

Figura. Fachada do CEBRAV em plano frontal. No primeiro plano podemos observar uma placa de trânsito com instruções para veículo portador de pessoas com deficiência física e uso obrigatório de cartão. Em plano intermediário da fachada quatro colunas retangulares de mármore se destacam entre as paredes marrons e brancas que são entrecortadas por uma porta de vidro aberta, um coqueiro verde e vistoso enfeita a entrada feita por piso tátil. No plano de fundo, uma placa do lado esquerdo com a logomarca que consiste em uma letra “C” espiralada formando o desenho de um olho, ao lado dessa logomarca o nome CEBRAV, e abaixo Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual – Goiás. Do lado direito podemos ver o telhado e o alambrado da quadra de esportes.