HISTÓRIA

HISTÓRICO DO CENTRO BRASILEIRO DE REABILITAÇÃO E APOIO AO DEFICIENTE VISUAL – CEBRAV

O processo de implantação do serviço de produção de livros em Braille em Goiás teve início em 1986. Visando ampliar o acesso das pessoas com deficiência visual à informação, dirigentes da (Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás) ADVEG,realizaram inúmeras viagens pelo Brasil e esterior,afim de conhecer o funcionamento e os custos da implantação de uma imprensa Braille.  Optou-se pela compra do que havia de mais avançado no mercado à época: uma Impressora BETA X 10 e outros componentes acessórios, vindos da Alemanha.

Em 1989 foi inaugurada pelo Governo do Estado de Goiás, na gestão do DR. Henrique Santillo, a primeira Imprensa Braille fora da região sudeste.

Em 1998, por meio de um convênio entre a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais ABEDEV e o Ministério da Educação — MEC, foi implantado o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP/GO, Serviço operacionalizado pela Secretaria de Estado da Educação, projeto que contribuiu para implementação da Imprensa Braille, e que se destinava a oferecer subsídios e materiais didático-pedagógicos aos educandos com deficiência visual matriculados na rede regular de ensino.

Inaugurado no dia 13 de setembro de 2008, o CENTRO BRASILEIRO DE REABILITAÇÃO E APOIO AO DEFICIENTE VISUAL – CEBRAV, agregou os serviços prestados pelo CAP e implantou os serviços de reabilitação.

O CEBRAV é o resultado de um trabalho em conjunto entre o Governo do Estado de Goiás que, por meio da Secretaria de Estado da Educação, investiu em espaço físico, recursos humanos e acolheu as propostas e todas as ações do projeto, e a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás – ADVEG, a qual viabilizou parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia – CEROF do Hospital das Clínicas da Univercidade Federal de Goiás, um consultório completo para atendimento em avaliação e diagnóstico, que funciona com os médicos residentes em Oftalmologia.

O CEBRAV Proporciona às pessoas com deficiência visual o acesso à habilitação e reabilitação, atendimento educacional especializado, complementar e suplementar ao ingresso e permanência escolar, garantindo serviços indispensáveis à sua inclusão social e ao efetivo exercício de sua cidadania, com o propósito de se constituir no mais moderno serviço público do Brasil voltado para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

 

 

IMG_0001
REUNIÃO – DIRETORIA ADVEG

 

IMG_0002
I FORUM DE DEBATES FEBEL — DE 11 A 13/04/86 – FLORIANÓPOLIS – SC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *